quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

"Notícia" - Novo rol da ANS beneficia quem necessita da cirurgia bariátrica

"Pacientes passam a contar com fisioterapeutas. Além disso, foi ampliado de 6 para 12 o número de consultas e sessões com nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos"

Publicado em 26/12/2013, às 17h57

No dia 2 de janeiro, entra em vigor a nova cobertura obrigatória para beneficiários de planos de saúde, que passam a ter direito a 50 novos exames, consultas e cirurgias, a 37 medicamentos orais para tratamento domiciliar de câncer, além de coberturas para 29 doenças genéticas. O novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, editado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), beneficia também os pacientes que precisam se submeter à cirurgia bariátrica. A partir do próximo mês, eles passam a contar com acompanhamento multidisciplinar.

Dessa maneira, eles podem se consultar com fisioterapeutas e tiveram ampliado de 6 para 12 o número de consultas e sessões com diversos especialistas, como nutricionista, fonoaudiólogo e psicólogo. A expectativa dos profissionais de saúde é que o novo rol da ANS garanta um atendimento mais completo às pessoas com indicação para a operação, da maneira como elas necessitam.

“O acompanhamento por uma equipe multidisciplinar treinada e atualizada é indispensável para o sucesso do tratamento. Primeiramente, o paciente deve ser adequadamente preparado para a cirurgia. Depois da operação, precisam ser avaliados os resultados de sua adaptação à nova condição fisiológica e ao novo estilo de vida e realizados ajustes do tratamento sempre que necessário”, salienta o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Almino Ramos.

Para a nutricionista Alessandra Coelho, vice-presidente da Comissão das Especialidades Associadas da SBCBM, a medida leva a bons resultados no tratamento dos pacientes bariátricos. “A inclusão dessas especialidades pode minimizar ou evitar custos futuros com doenças crônicas, pois o acesso ao atendimento multidisciplinar ajuda a prevenir complicações no pós-operatório, o que potencializa os resultados”, explica a especialista.

Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/suplementos/arrecifes/noticia/2013/12/26/novo-rol-da-ans-beneficia-quem-necessita-da-cirurgia-bariatrica-110972.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário