sábado, 31 de agosto de 2013

Orientações após os 30 dias de bariatrica

Boa tarde a todos.

Desculpem a demora para postar novidades, como voltei a trabalhar esta semana, tudo ficou meio corrido e cansativo. Muito acumulo de serviço no trabalho, o transito em BH está um caos (Busway da Av. Antonio Carlos) e quando chego em casa, o animo vai embora.

Graças a DEUS está tudo ótimo comigo, o desconforto esta cada dia menor, já me acostumei com a nova quantidade de comida e não sinto mais fome. Não sinto falta da minha alimentação antes da cirurgia. Hoje eu posso dizer que não como mais para encher o estomago, eu como para degustar o alimento, com calma, sentindo o sabor. Isto é ótimo, descobri que alimentos que não me agradavam agora tenho prazer em comer.

Algumas pessoas me perguntam: "Se arrepende?"  E eu respondo: "Faria tudo de novo"!
Estou feliz e com 13kg a menos!

Segue abaixo algumas orientações para as pessoas que como eu já estão nos 30 dias de cirurgia.


•    O 1º passo é mastigar muito bem os alimentos, cortá-los em mini-pedaços (1cm³) e colocar no garfo uma quantidade equivalente a uma colher de chá, esperando de ½ a 1 minuto entre as garfadas.
•    Deverá levar de 30 a 40 minutos por refeição, evitando assim, o desconforto, a sensação de "estufamento", náuseas e vômitos.
•    Os líquidos no almoço e no jantar devem ser evitados nos primeiros meses, para não se correr o risco de ingerir mais líquido e menos sólido e também causar plenitude ou vômitos.
•    É fundamental realizar 5 a 6 refeições por dia.
•    Priorizar as proteínas na alimentação: carne, leite, queijos, ovos, iogurte, pois estes alimentos vão impedir queda de cabelo, fragilidade da unha ou anemia. No caso de leite e derivados prefira os light ou desnatados.
•    No início coloque 4 a 5 colheres de sopa de comida no prato (aproximadamente 200g), sendo que se deve colocar mais carne e consumi-la primeiro do que qualquer outro alimento, segundo orientações da nutricionista.
•    Prefira a carne moída ou na panela de pressão para facilitar o processo de aprendizagem da mastigação.
•    Os doces devem ser evitados. Lembre-se de que grandes concentrações de açúcar causam Dumping (diarreia, tontura, fraqueza, sudorese, palpitações, taquicardia, rubor, dispneia  sonolência, desmaios, náuseas, vômitos e dores abdominais).
•    As bebidas alcoólicas e os refrigerantes devem ser evitados nos primeiros 6 meses de cirurgia pois, devido ao gás, vão lhe causar mal estar e sensação de estufamento, além de ocasionar náuseas e vômitos.
•    Não esquecer: com o pequeno novo estômago, não se pode abrir mão da qualidade!

http://www.obesidadegoiania.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário